Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PESQUISA NA ESCOLA "ZEZÉ LEÃO"

Foi realizada uma pesquisa na EMEIEF Maria José Leão Rego Gonçalves, no período de 10/08/11 à 12/08/11 com o propósito de conhecer a opinião dos pais, alunos e professores sobre a escola. 
            Foi aplicado um questionário misto (com perguntas abertas e fechadas), contendo oito questões. Os alunos responderam às questões na sala de aula, já os professores, funcionários e pais de alunos, receberão o questionário para responder em casa.
            No total foram entrevistadas 53 pessoas, sendo uma amostra de 40 alunos, 10 professoras e 3 funcionários.
Foto 1: Aplicação do questionário na sala de aula.           

           Como resultado verificou-se que 75% dos pesquisados aspiram para a escola uma educação que ensine cidadania, eduque as crianças para a vida adulta e forme cidadãos críticos. De uma maneira geral todos estão satisfeitos com a maneira como a escola desenvolve suas atividades. Apenas os alunos desejariam que a escola fosse mais bonita (a escola está em processo de reforma na sua estrutura) e com mais atividades culturais.
            Com relação aos problemas enfrentados pela escola quase houve um empate nas opiniões. Na opinião de alunos, professores e funcionários, 49% disseram que não identificaram nenhum problema com a escola; 51%, compreendendo alunos e pais disseram que o maior problema enfrentado pela escola é o comportamento dos alunos. E a sugestão para sanar esse problema é a conscientização dos pais na educação em casa dos filhos.
  
            Como consequência da questão anterior, tem-se o seguinte gráfico:

             Das opiniões dadas, 66% concordam que as brigas durante o recreio é o ponto negativo da escola, 33% a falta de educação dos alunos e 3% infra-estrutura da escola. Quanto às brigas, salienta-se que as mesmas compreendem desentendimentos e brincadeiras de mau gosto por parte dos alunos, que são resolvidas no momento que acontecem e que raramente geram conseqüências sérias.
            Já os pontos positivos identificados foram muitos. São eles:
  • Localização
  • Professores capacitados.
  • Direção e coordenação atenciosas.
  • Merenda escolar de qualidade.
  • Sistema de Ensino com o uso de apostilas.
  • Uniforme e material escolar distribuídos gratuitamente.
  • Infra - estrutura (salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, etc).

CANAL DE COMUNICAÇÃO ESCOLA - COMUNIDADE

A escola Zezé Leão conta com um Conselho de Escola, composto por pais, alunos, professores e funcionários eleitos por votação todos os anos. Este Conselho é solicitado sempre que necessário para resolver assuntos sobre a escola, mas todos os pais são livres para comparecer na escola para opinarem e sanarem dúvidas sobre seus filhos e as aulas.
A participação da comunidade escolar acontece das seguintes formas:
  • A escola comunica nas reuniões os projetos que serão trabalhados ao longo do ano letivo, e sobre as avaliações dos alunos, para conscientizar os pais da importância da participação dos mesmos na vida escolar das crianças.
  • As reuniões são planejadas com antecedência, dispostas no calendário escolar anual da instituição, aprovado pelo Conselho de Escola.
  • A comunicação de eventos diversos entre escola e família é aberta, através de cartazes no pátio e no portão e através das agendas de recados. Quando necessário, também os recados são dados através de telefonemas.
  • Críticas e sugestões devem ser sempre ouvidas e aceitas e a escola faz o melhor para se adequar às necessidades dos pais e alunos.

Reforma da Escola "Zezé Leão"

Boa tarde a todos!

Finalmente nossa escola está sendo reformada! É a última escola municipal que está passando por reformas, sendo toda financiada com recursos próprios da prefeitura municipal de Palmital.
Haverá remodelação das dependências para melhorar o atendimento aos alunos. Mas mesmo no meio da "bagunça" as aulas voltaram ao normal depois do recesso, pois as salas de aula já foram reformadas no início do mês de julho.

Vai ficar lindo! Um orgulho para todos nós!